Ultimas

Forgotten Superstars #36 | O elo mais fraco


Saudações a todos os leitores do Wrestling Notícias! Esta é a edição de Natal do Forgotten Superstars, onde contaremos com mais um esquecido pela WWE. E para essa edição, seguirei mais uma indicação de Vitor Oliveira, um dos comentaristas mais presentes no espaço. Tenha um Feliz Natal, Vitor!

Sobre o homem que falaremos hoje, ele já foi parceiro de pelo menos, dois dos nossos antigos Forgotten Superstars e foi traído por um deles. Hoje, ele se encontra como parte da produção da WWE, juntamente com o outro parceiro do qual falamos.

Dessa forma, vamos aos fatos!

Quem é? - O seu nome é Adam Birch, nascido em Fairfax, no estado de Virgínia. Entretanto, todos nós o conhecemos como Joey Mercury. Treinado pelo wrestler Jimmy Cicero, Adam começou sua carreira em 1996, no circuito independente, sob o ringname Joey Matthews. Seu primeiro título foi como de duplas da Mid-Eastern Wrestling Federation, ao lado de Christian York, Desde então, ele ganhou alguns títulos da divisão light heavyweight e também na divisão de duplas com York como aliado ou rival em outras promotoras.

A dupla Matthews-York ficou conhecida entre as independentes como "The Bad Street Boys", Eles também entraram para a ECW antes da mesma fechar, entre 2000 e 2001, e posteriormente, ganharam um importante título de duplas da NWA. Joey e Christian atuaram juntos até 2002, depois que entraram na Ring of Honor, quando Matthews se uniu à facção Special K, onde ele atuou até 2004, tendo também participações em outras promotoras.

Entre os anos de 2000 e 2003, ele teve participações em três das maiores companhias de wrestling dos Estados Unidos: a WWE, a TNA e a ROH, em dark matches e aparições esparsas em pay-per-views e eventos.


Matthews conseguiu o que poucos foram capazes de fazer. Trabalhar no low card da WWE e disputar a X-Division da TNA ao mesmo tempo, sem assumir um contrato formal. Mas isso só durou até 2004, quando ele finalmente assinou um contrato de desenvolvimento com a WWE.

O que ele fez na WWE? - Apesar de sua presença em eventos anteriores da WWE, foi a partir desta data que ele poderia participar da empresa de uma maneira mais efetiva, de modo a construir uma história. Ele foi para a Ohio Valley Wrestling, onde construiu uma facção com Johnny Nitro (John Morrison) e Melina, formando a MNM. Juntamente com Nitro, Joey foi campeão de duplas da OVW, antes de ser chamado para subir para a SmackDown! com o resto da facção e ser renomeado como Joey Mercury.


No seu debut em abril de 2005, Nitro e Mercury, com ajuda de Melina, tornaram-se WWE Tag Team Champions, contra Rey Mysterio e Eddie Guerrero. E juntos, defenderam o título por sucessivas vezes, durante três meses, até perderam para a Legion of Doom, recuperando-os logo em seguida, e logo depois, perdendo novamente, dessa vez para Rey Mysterio e Batista no Armageddon, vindo a obterem o título pela terceira vez, em dezembro, com interferência de Mark Henry.


Depois deste período de inconstância do título, Nitro e Mercury iniciaram uma rivalidade com Paul London e Brian Kendrick durante meses, até maio de 2006, no Judgement Day, quando a facção MNM perdeu os títulos, e Mercury foi atacado por Nitro e Melina, desfazendo o grupo. O real motivo de dissolução da MNM foi revelado posteriormente: infração de Joey Mercury à política de bem-estar da WWE e suspensão de 30 dias. Mas na realidade, ele acabou ficando seis meses longe da televisão.

Mercury retornou em novembro de 2006 e reuniu-se com Nitro e Melina, onde passaram a ter uma rivalidade com os Hardys. No Armageddon de 2006, Mercury sofreu uma grave lesão em uma Fatal 4 Way Tag Team Ladder Match. Ao quebrar seu nariz e o osso orbital, Mercury teve que colocar mais de 30 pontos. Ainda assim, ele retornou tempos depois, com uma máscara protetora, para terminar a rivalidade com os Hardys, competindo algumas vezes também na divisão solo, até terminar o seu contrato com a WWE em 2007. Ele retornou aos circuitos independentes entre 2007 e 2008, inclusive à OVW (agora, não mais ligada à WWE) e à Ring of Honor. Em outubro de 2008, ele anunciou a aposentadoria devido às lesões.

Entretanto, em 2010 ele voltou à WWE, como membro mascarado da Straight Edge Society, de CM Punk, ajudando a facção por um tempo, até ser ter sua máscara retirada por Big Show. Ele teve que sair, pouco tempo depois, para uma cirurgia no músculo peitoral.

Depois de um tempo, ele passou a treinar na FCW, novo território de desenvolvimento da WWE, sendo em seguida, treinador, e por fim, conseguindo um cargo de produtor da WWE. Entre 2014 e 2015, ele fez também parte da J&J Security, como parte da storyline de Seth Rollins, ao lado de Jamie Noble.

Ele poderia ter feito mais na WWE? - Não resta dúvida que Mercury tinha um potencial a ser explorado. Entretanto, ele também teve muitas lesões que podem tê-lo atrapalhado, na tentativa de conseguir vôos maiores. Podemos ver claramente algumas de suas boas características.


  • Trabalho em equipe: Mercury foi conhecido por seu trabalho na divisão de duplas, conseguindo títulos importantes na WWE e em empresas independentes. Devido a isso, podemos dizer que ele contribuiu muito para o histórico do Tag Team Championship na WWE.
  • Agilidade no ringue: Ele é originalmente, um Light Heavyweight, ou como alguns preferem, um Cruiserweight. Lutadores leves costumam ser mais hábeis e dinâmicos no ringue. Joey não foge à regra.
  • Criatividade: Sua capacidade de contar e encenar boas histórias lhe permitiu um acesso aos backstages, de modo a ajudar na construção do produto da WWE.
Talvez, Mercury poderia ter tido mais oportunidades, principalmente na divisão solo, se não fossem suas lesões e o seu tempo parado na WWE. Mas ele sempre contribuiu positivamente para as storylines, conseguindo um cargo merecido depois de sua carreira de wrestler ter terminado em tempo integral. Que ele ajude a empresa a desenvolver o produto.

Com isso, terminamos mais um Forgotten Superstars, meus caros! Não esqueçam de comentar sempre, e gostaria que sugerissem um nome especial, para o primeiro Forgotten Superstars de 2016, que será na manhã do dia 1º de janeiro!

Um grande abraço, e Feliz Natal para todos vocês!
Com tecnologia do Blogger.