Ultimas

John Cena vs. Edge - Rivalidades Inesquecíveis #1

Boas pessoal! Sou o novo membro do Wrestling Notícias e este aqui é o meu "espaço". Aos sábados, de forma quinzenal, apresentarei aqui uma retrospectiva de uma rivalidade que tinha sido marcante (pela positiva ou pela negativa). Para começar, uma das maiores rivalidades desta década: John Cena contra Edge.



1. Começo da rivalidade:

Corria o ano de 2006 e estavamos em pleno New Years Revolution (pay-per-view que já não existe actualmente na WWE) e para o main-event estava reservado um Elimination Chamber onde John Cena defenderia, e com sucesso diga-se, o seu título de campeão da WWE diante de Carlito, Chris Masters, Shawn Michaels, Kane e Kurt Angle.

Cena estava com a cara totalmente ensaguentada depois de uma das mais brutais Elimination Chambers de sempre da WWE, mas não teve muito tempo para festejar, na altura Edge (que perdeu nesse mesmo PPV, por desqualificação, diante de Ric Flair) era o Mr. Money In The Bank e ao ver John Cena tão indefeso, e de modo oportuno, bem dentro do seu estilo, cobrou a sua mala e derrotou John Cena, ao segundo spear, tornando-se assim o novo campeão e dando assim o começo para uma das feuds mais memoráveis da última década e estabeleceu o Cena como um top babyface e Edge como um top heel da companhia.

Pouquíssimas semanas depois, Cena e Edge voltariam a encontrar-se no pay-per-view seguinte, o Royal Rumble e Edge defenderia o seu título. Depois de um bom combate entre dois, Cena volta a conquistar o título. Edge ainda teve direito a uma desforra num Raw com Mick Foley como árbitro especial mas que voltaria a perder, atacou Foley depois do combate o que valeu um combate entre ele e Foley na Wrestlemania. Já Cena defrontaria Triple H na Wrestlemania onde viria a reter o título.

Feud com HHH terminada, Cena virava-se agora para Rob Van Dam. No ECW One Night Stand onde Edge tinha participado num combate, o Main Event opunha Cena a RVD pelo título da WWE, como a derrota no Royal Rumble ainda estava bem presente na memória de Edge, ele interfere no combate, ataca Cena com um spear através de uma mesa fazendo com que RVD conquistasse o título.


2. Consolidação da rivalidade:

Edge volta então a ter uma oportunidade pelo título no Vengeance mas sem sucesso, no entando duas semanas depois num Monday Night Raw, Edge ganhou o título, e, mais uma vez, de forma oportunista, numa Triple Threat Match, sem desqualificações, entre ele, o campeão, Rob Van Dam e John Cena. Edge aproveitou um FU de Cena a RVD para entrar dentro do ringue, usar o cinto de campeão como arma para mandar na cara de Cena e fazer a contagem em RVD.

Não satisfeito com o resultado, Cena desafiou Edge para voltarem a combater pelo título num Smackdown. O combate estava a correr bem para cena até que Edge desqualificou-se propositadamente para Cena não ser capaz de conquistar o título.

Voltariam-se a defrontar no maior PPV de Verão da WWE, o Summerslam com a estipulação que se Edge voltasse a desqualificar-se perderia o título. Cena esteve muito perto de ganhar o combate através do seu STFU, mas Edge conseguiu chegar às cordas e a partir daqui foi o jogo sujo dos vilões, Lita entrega a Edge uma soqueira e quando se prepara para receber um FU de Cena, Lita entra dentro do ringue e mete-se também ela em cima de Cena e é ela quem sofre o FU, Edge consegue posteriormente livrar-se e acerta em cheio um murro (com a soqueira) na nuca de Cena sem o árbitro ver. Edge reteve o título.

A partir daqui, Edge passa a ser conhecido como “Rated R Superstar” e retira o símbolo da WWE do spin belt e passa a ter um logo seu, título que foi apresentado por Lita no Long Sound Island, momentos mais tarde, Cena mandava Edge ao rio.


3. Fim da Rivalidade: 

Quando parecia difícil, o nível da feud continua a subir e apesar de inimigos, Cena fez uma aposta com Edge. Se ele perdesse no próximo PPV, assinaria um contrato para toda a vida com a brand Smackdown! e não chatearia mais Edge. Edge concordou mas apenas se pudesse escolher o sítio e tipo de combate seria. E ficou decidido, o combate seria em Toronto (sua terra natal) e era um TLC!

O combate foi espantoso e figura, sem dúvida, entre o top de melhores combates que muitos já assistiram na sua vida e foi o chegar ao topo de uma rivalidade que já estava a ser fantástica, ambos com o passar do tempo foram consolidando o seu estatuto mas neste PPV ultrapassaram todas as barreiras.

Depois de um combate exigente, Cena ganharia o título a Edge e voltaria a ser ele o campeão da WWE e o fim de uma das rivalidades mais marcantes e a melhor de ambos até à data.



Principais pontos:

1. Postura de Edge como heel: A WWE encontrou em Edge um vilão puro, uma personagem totalmente oportuna (o Cash In no New Years Revolution figura entre os melhores de sempre, apenas atrás do de este ano protagonizado por Seth Rollins, na Wrestlemania), que foge quando se encontrava numa posição mais difícil, Edge esteve impressionante na rivalidade. Só para se ter uma ideia do quanto bem foi, toda a gente ficou atrás de Cena, bem mais do que contra Kurt Angle ou Triple H que também foram vilões na rivalidade contra Cena. Esta rivalidade esgotou bilhetes em PPV’s e produziu excelentes combates (que serão falados mais à frente) para ambos.

2. Rivalidade chegou a outros ‘campos’: A rivalidade entre os dois não envolveu apenas Edge e John Cena, quem não se lembra de ver Edge a ir para casa do pai de John Cena e analisar todas as divisões da casa? Ironizando as roupas de Cena bem como as suas fotos. É confrontado pelo pai de Cena e no momento em que ele vai a ligar para o filho, fornece uma chapada que deixa o pai de Cena no chão; Em compensação, num Monday Night Raw num combate entre Jeff Hardy e Edge, Cena não aguentou ficar nos bastidores e as coisas foram ao extremo. Ambos foram andando pelos bastidores, até saírem das próprias imediações onde o show estava acontecer. Edge foi tentando fugir mas Cena atirou-o ao Long Island Sound e foi-se embora ‘like a boss’.

3. Excelentes combates protagonizados por ambos: Quando se juntam dois Wrestlers tão capazes de fazer coisas brilhantes, os combates serão sempre bem conseguidos. O TLC match no Unforgiven de 2006 figura no top de melhor combate entre os dois, sem dúvida. John Cena ganhou a Edge no “seu” estilo de combate depois de aplicar um FU do escadote para cima de duas mesas, o público foi à loucura e Cena conquistou o título. Depois tivemos também combates de excelente calibre mas que não chegaram perto desse TLC, como é o caso do combate entre ambos no Summerslam, por exemplo. Mas a maior eleisão que podemos tirar desta feud é que foi exigido a ambos que retirassem o máximo de si em cada combate, vimos spots fantásticos, uma Lita que soube fazer o seu papel muito bem in-ring... por incrível que parece, tudo na WWE funcionou bem.

4. Lita: Era odiada e só por aqui sabe-se que fez um bom papel. Tentou ao máximo interferir em inúmeros combates para Edge ser o vencedor. A feud também teve outro clima graças a ela, o live sex em pleno Raw em que fez as audiências dispararem. A parte criativa da WWE “jogou” muito bem com ela e Edge, ambos tinham muita quimíca juntos e o ano de 2006 foi memorável também para ela (ganhou por três vezes o título de campeã das Divas).

E chegamos ao final deste primeiro "Rivalidades Inesquecíveis". Espero que tenham gostado deste novo quadro e espero que comentem aqui em baixo a dizer as rivalidades que mais marcaram desde que vêm Wrestling pela positiva e negativa e qual feud querem que traga na próxima edição.
Com tecnologia do Blogger.