Ultimas

A Alternativa Fenomenal #23: O segredo de Guerrilla Island





Saudações a todos, e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Nesta edição, falarei sobre mais uma empresa independente americana, a altamente conceituada (e sempre recheada de grandes estrelas) Pro Wrestling Guerrilla, ou PWG, famosa por seus torneios anuais, onde participam vários dos melhores lutadores do mundo. Sem mais delongas, vamos ao texto; 

A PWG foi criada em maio de 2003, na região de Southern California (área que engloba Los Angeles, San Diego, Santa Barbara e outras 5 cidades), pelos lutadores Disco Machine, Excalibur, Scott Lost, Super Dragon (sim, ele mesmo), Top Gun Talwar e pelo ex-TNA Joey Ryan. A ideia seria criar um espetáculo onde apresentavam combates de boa qualidade técnica, mas que também possuíssem doses de humor em sua execução.

O primeiro show da companhia foi realizado em 26 de julho de 2003, e seu main event inaugural seria o primeiro combate de sempre entre AJ Styles e Samoa Joe, também sendo anunciadas várias lutas envolvendo lutadores conhecidos no cenário independente, e lutadores locais. Entretanto, devido a várias lesões e conflitos de agenda, o card do show teve que ser alterado várias vezes, sendo a maior alteração a saída de Samoa Joe por lesão, substituído no evento por Frankie Kazarian. 

                                                               Cartaz do primeiro show da PWG

Apesar dos problemas envolvendo o booking, o primeiro show da companhia obteve relativo sucesso, e com suas apresentações posteriores nos meses seguintes, a PWG obteve uma grande popularidade, passando a ser considerada com a maior indy da Califórnia. Muito disso, também se deveu à presença constante de grandes lutadores como AJ Styles, Kazarian, CM Punk, Colt Cabana, Chris Hero, Christopher Daniels, Homicide, entre outros. 

Em 2004, a PWG mudou-se para a Hollywood/Los Feliz Jewish Community Center, em Los Angeles, local que seria a casa da empresa até 2006 e que contou em seu show inaugural, com um combate entre AJ Styles e Rocky Romero, e uma Loser Leaves Town Steel Cage match entre Adam Pearce e Kazarian, que foi vencida por Kaz. 

                                               Exterior da Hollywood/Los Feliz Jewish Community Center

Neste período em permaneceu na JCC, a popularidade da empresa crescia bastante, especialmente a nível mundial, devido a distribuição de seus DVDs no website da companhia (que por sinal possuem os nomes mais aleatórios já imaginados), e ao grande número de críticas positivas a seus shows. O público presente também sofreu um aumento, passando dos habituais 200 espectadores para 500 em 2006. 

Em 2005, aconteceram as edições inaugurais de dois dos maiores eventos da companhia: em abril, durante o fim de semana da Wrestlemania 21 (que iria acontecer em Los Angeles), a companhia realiza a primeira All Star Weekend, contando com a participação de diversos lutadores da TNA e RoH, e em setembro realizam a primeira edição do torneio anual Battle of Los Angeles (BOLA), considerado como o mais importante torneio do cenário independente americano, e que teve Chris Bosch como vencedor inaugural. 

No ano de 2006, mais dois grandes acontecimentos envolveram a PWG, com a realização, pela primeira vez, de uma tour na Europa (contando com dois shows, um na Alemanha e um na Inglaterra, onde participaram além da maior parte de seu roster, vários lutadores europeus) em fevereiro, e a saída da empresa da Hollywood/Los Feliz JCC, que iria se tornar um centro de treinamento de ginástica para jovens e crianças, em julho. O último combate realizado na arena foi uma Steel Cage match, onde Joey Ryan defendeu seu PWG World Championship contra B-Boy. 

                                                           Joey Ryan como PWG World Champion

Durante o resto do ano, a companhia conduziu seus eventos no posto da American Legion (associação federal, formada pelos veteranos das Forças Expedicionárias Americanas da Primeira Guerra Mundial) em Reseda, Califórnia, movendo-se para a Van Nuys Armory, em Los Angeles, em fevereiro de 2007. Já na nova casa, em março, eles realizam a primeira edição do torneio anual de duplas DDT4, que teve como vencedores Roderick Strong e PAC (Neville na WWE). 

Em maio, uma situação bastante adversa decai sobre a companhia, quando a TNA apresenta aos dirigentes da PWG um contrato estabelecendo que nenhum lutador da companhia de Nashville poderia aparecer em DVDs vendidos por terceiros (o que incluía a Highspots.com parceiro de muitos anos da Guerrilla, no que toca a vendagem de DVDs), o que faz a parceria entre as empresas chegar ao fim. Isso mexeu bastante com os bookings da PWG, pois perderam o direito de contar com a participação de lutadores da TNA em seus shows, sendo que vários já estavam com combates marcados em eventos próximos. 

Apesar dessa adversidade, em julho a promotora celebra seu quarto aniversário de existência com um show na Burbank Armory, em Burbank, Califórnia, também marcada pela falha dos Briscoe Brothers em aparecer no evento, que precisou realizar mudanças em seu card. Mesmo assim, o evento foi um grande sucesso, contando com público de 500 pessoas (igualando o recorde de público de seus maiores live events), e contando com dois combates envolvendo Bryan Danielson (Daniel Bryan na WWE), uma Street Fight contra Necro Butcher e um combate contra El Generico (Sami Zayn na WWE) onde se tornou PWG World Champion. 




Durante os anos de 2009 e 2010, a empresa prosseguiu a realização de seus eventos e obteve grandes aumentos de popularidade, contando em seus eventos com a presença de lutadores como os Young Bucks, Colt Cabana, Chris Hero, Claudio Castagnoli (Cesaro na WWE), “The American Wolf” Davey Richards e “The Cleaner” Kenny Omega. Também em 2010, a empresa realizou um dos seus shows de maior público na história, a Kurt Russellmania, em 30 de janeiro, que teve a participação de várias lendas como Jushin Thunder Liger, The Great Muta, Super Crazy e Rob Van Dam. 

Durante o ano de 2011, a companhia registrou momentos muito marcantes em seus eventos, como a luta de aposentadoria de Jake “The Snake” Roberts, ocorrida durante a WrestleReunion, em janeiro, e a conquista do segundo PWG World Championship por parte de Kevin Steen (Kevin Owens na WWE), bem como o retorno a atividade do fundador da companhia, Super Dragon. 




A partir de 2011, a empresa também viu a saída de vários de seus lutadores, que haviam assinado contratos com empresas como TNA e WWE, sendo as maiores saídas as de Claudio Castagnoli, Chris Hero, El Generico e Kevin Steen, para a WWE, e Joey Ryan, Davey Richards e “Die Hard” Eddie Edwards, para a TNA. 

Entretanto, em 2013, a empresa contou com a estreia de vários grandes nomes das independentes, como Tommaso Ciampa, Johnny Gargano, Jay Lethal, ACH, Matt Sydal, Anthony Nesse e Trent Barretta, bem como o retorno de Hero e Ryan, logo após suas saídas das empresas mainstream. 

Finalizando, em dezembro de 2015, a companhia fecha acordo de parceria com a RoH, possibilitando que os lutadores da “Rainha das Indys” possam continuar a combater em eventos da PWG. 





A PWG, desde sua criação, dispõe de dois cinturões para disputa entre seus lutadores: o PWG World Championship (inicialmente apenas PWG Championship, criado em 2003, mas que ganhou a denominação de mundial após ser defendido nas tours da empresa na Europa e em eventos interpromocionais com outras companhias estrangeiras), cujo campeão inicial foi Frank Kazarian, e que tem Roderick Strong como seu atual portador, e os PWG World Tag Team Championships, criados em 2004, e que tiveram B-Boy e Homicide como campeões inaugurais, e que estão atualmente em posse dos Young Bucks. 

Para além de seus títulos, a PWG também realiza dois dos mais conceituados e famosos torneios na indústria do wrestling, sendo eles: 



                                                            Logotipo da edição de 2014 do BOLA


The Battle of Los Angeles – o BOLA, foi concebido em 2005, e teve sua estrutura alterada várias vezes ao longo dos anos. Em sua edição inaugural, o torneio contou com 16 participantes em um esquema de eliminação simples, tal qual o King of the Ring da WWE. Nas edições de 2006 e 2007, o torneio passou a contar com 24 participantes, distribuídos em 3 grupos de 8 lutadores, resultando em 3 combates de semifinal e uma 3-way match como combate final. 

Em 2008, o torneio volta ao formato de 16 competidores, sendo que em 2008 e 2010, contou com 17 e 18 lutadores, respectivamente, mas mantendo a estrutura de combates. Em 2011, o evento sofre nova mudança, contando com apenas 8 lutadores e sendo realizado por completo em uma única noite, mas em 2012 volta a contar com 16 lutadores. 





A última mudança no formato ocorreu em 2014, quando o formato de 24 lutadores foi novamente imposto. Como referido anteriormente, Chris Bosch foi o primeiro vencedor do BOLA, enquanto que o último vencedor foi Zack Sabre Jr. 



                                                                Logotipo da edição de 2014 do DDT4


Dynamite Duumvirate Tag Team Title Tournament (DDT4) – torneio focado no wrestling de duplas, criado em 2007 após o time Cape Fear (El Generico e Quicksilver) ter vagado os cinturões de duplas, devido a uma lesão de Quicksilver. Para coroar novos campeões foi estabelecido o DDT4, um torneio envolvendo 8 equipes onde os vencedores seriam anunciados os novos PWG World Tag Team Champions. 

Durante o período de 2008 a 2010, o torneio contou com a regra de que, caso os cinturões não estejam vagos, os campeões atuais entrariam no torneio e defenderiam os títulos em cada uma de suas lutas. Isso só foi mudado nas edições de 2011 e 2012, quando os campeões reinantes, ¡Peligro Abejas! (El Generico e Paul London) e Appetite for Destruction (Kevin Steen e Super Dragon) respectivamente, não puderam participar do torneio, fazendo com que os vencedores destas edições se tornassem os number one contenders aos títulos de duplas. 




Em 2013 e 2015, o torneio voltou a seguir seu formato habitual, porém, em 2014, novamente os campeões reinantes, The Young Bucks, não puderam participar da competição, cabendo aos vencedores o posto de number one contenders. Como referido anteriormente, B-Boy e Homicide foram os campeões inaugurais, enquanto Trevor Lee e Andrew Everett foram os últimos vencedores. 

Atualmente a empresa ainda conta com a presença regular de grandes estrelas, não só do cenário independente, mas também mundial, como Chris Hero, os Young Bucks, Brian Cage, Angelico, Jack Evans (todos os 3 da AAA/Lucha Underground), os lutadores da RoH, ACH, Matt Sydal, Cedric Alexander e Roderick Strong, além de Candice LeRae, Joey Ryan, Will Ospreay, Trevor Lee, Zack Sabre Jr, e Super Dragon, entre outros nomes. 

                                                       O atual PWG World Champion, Roderick Strong

Apesar de ser uma empresa de porte relativamente pequeno, a PWG mostra-se desde sua fundação como um gigantesco poço de qualidade, permitindo a realização de combates entre lutadores das mais diversas promotoras, e apresentando torneios e lutas com gigantesca qualidade técnica (sempre aliada a uma dose de bom humor). Fica aqui, portanto, minha recomendação aos leitores para que procurem assistir aos combates da promotora, e que procurem saber um pouco mais da história desta pequena companhia, já muito famosa no mundo pelo seu bom trabalho. Boa leitura, e até a próxima. 

PS: O tema deste artigo foi sugerido pelo colega Hugo Campos. Espero que esteja do seu agrado.
Com tecnologia do Blogger.