Ultimas

Forgotten Superstars #42 | O original da ECW e a cadeira de aço


Saudações a todos os leitores do Wrestling Notícias! Depois de uma parada (leia-se, férias forçadas), estamos aqui com mais um Forgotten Superstars. Dessa vez, no domingo! A partir de agora, será neste dia que nos encontraremos, a partir de hoje, e pelas próximas semanas.

Nesta edição, trataremos de mais um original da antiga ECW, que também acabou passando pela nova ECW, da WWE. 

A lista de wrestlers que passaram por ambas as empresas, através de uma tentativa da empresa de Vince McMahon em atrair os fãs mais hardcore, é imensa. E deu certo por um tempo. Ao menos, no seu início, quando havia-se a ilusão de reviver tempos áureos da antiga organização a qual Paul Heyman foi o gestor nos seus últimos anos. Entretanto, a conclusão geral, que a própria WWE fez questão de mostrar com o tempo, e principalmente, no último ano de existência da brand, é que a ECW estava morta. O único trabalho que os McMahon tiveram, foi enterrá-la.

De qualquer forma, alguns dos maiores destaques do hardcore wrestling vieram nos brindar. E sobre um deles, iremos aos fatos.

Quem é? - Jonathan Rechner, nascido em New Jersey, conhecido por vários de seus trabalhos, e inclusive entre os fãs da WWE, como Balls Mahoney. Ele começou a sua carreira no wrestling profissional em 1987, no World Wrestling Council. Ele começou a ser conhecido em 1994, quando tornou-se Boo Bradley Jr., na promotora Smoky Wrestling Mountain, e venceu por duas vezes o SMW Beat the Champ Television Championship.

Ele fez também algumas breves aparições entre o fim de 1995 e início de 1996 pela WWF, precursora da WWE, com a personagem Xanta Klaus, um Santa Claus ao contrário, que roubava presentes, alinhado com o "Million Dollar Man", Ted DiBiase. Pelo número pequeno de aparições, é difícil dizer que se tratava de uma primeira passagem pela empresa que viria a ser a WWE de hoje.



Mas foi em 1997, que finalmente, Jonathan Rechner passou a ser conhecido com sua gimmick mais famosa. Ao assinar com a antiga ECW, na época, ele se tornou Balls Mahoney. Uma gimmick que permitia explorar todo o potencial do wrestling extremo da época, inclusive fazendo-o ser conhecido com uma cadeira de aço, que ele usava para confrontar seus oponentes a qualquer hora.

Ele fez uma dupla com Axl Rotten, e ficaram conhecidos como "The Hardcore Chair Swingin' Freaks", e por algum tempo, eles tiveram uma rivalidade com os Dudley Boyz. Entretanto, Mahoney só ganhou o título de duplas da ECW ao lado de Masato Tanaka, durante seis dias, antes de perder de novo para os Dudley Boyz.

Em 1999, Mahoney teve a sua primeira luta e vitória como lutador solo em um pay-per-view companhia, contra Steve Corino, no evento Living Dangerously. Porém, logo voltou à divisão de duplas, dessa vez com Spike Dudley. E junto com ele, ganhou o título em cima dos Dudley Boyz por duas vezes, em intensas trocas de reinado. No fim, os seus rivais saíram por cima na rivalidade, e estes foram os maiores momentos de Balls na empresa, antes dela entrar nos seus dias finais. Sua última aparição foi no Guilty as Charged de 2001, aliando-se com Chilly Willy para enfrentar Simon Diamond e Johnny Swinger. A luta terminou em no-contest.



Depois de sua passagem na ECW, ele teve passagens por promotoras independentes, e até mesmo pela TNA. Isso se deu até 2006, porém a partir de 2005, ele começou a trilhar um outro caminho.

O que ele fez na WWE? - Mahoney apareceu em 2005, na WWE, para a ECW One Night Stand, que reunia wrestlers da antiga empresa e que o fez reunir com Axl Rotten, para, mais tarde no show, confrontar os wrestlers do Raw e do SmackDown! que ali estavam.

Com o lançamento da ECW como brand da WWE em 2006, Balls Mahoney estava na lista dos contratados. Ele ficaria ao lado de Rotten, porém com o seu parceiro faltando à certas datas da WWE e sendo liberado pela empresa, restou ao Mahoney uma carreira solo. Em junho de 2006, ele entrou de cabeça na rivalidade entre a ECW e o resto da WWE, envolvendo-se em um ataque de wrestlers da ECW contra o WWE Champion John Cena. Depois disso, houve o One Night Stand, quando derrotou Masato Tanaka.


Ele participou de outra fase da ECW, quando esta passou a ser televisionada no Sci Fi. Ele começou com participações esporádicas, porém algumas vinhetas onde ele reafirmava sua força, o fizeram ganhar mais notoriedade. E depois de ser interrompido por Kevin Thorn e Ariel, em uma luta sua contra Stevie Richards em uma semana, e na outra, ser interrompido de novo quando enfrentava René Duprée, Mahoney e Thorn entraram em uma rivalidade rápida.

Ele teve uma participação no December to Dismember de 2006, vencendo Matt Striker em uma Striker's Rules Match. Em 2007, ele teve uma rivalidade com Snitsky, e também lutou ao lado de Tommy Dreamer e Sandman, contra o campeão da ECW, Bobby Lashley, em uma 3 on 1 Hardcore Handicap match, valendo o título, sem sucesso.

A sua storyline final teve como rival, o The Miz, e o centro de sua atenção, Kelly Kelly, começando com uma derrota de Balls para o seu oponente, o que fez Kelly Kelly ficar mais distante de Brooke e Layla, culminando em um relacionamento entre Kelly e Mahoney, no fim da storyline.

Depois de um certo tempo longe da televisão, ele teve sua luta final, contra Big Daddy V em fevereiro de 2008, que terminou em no contest, com a intervenção de Undertaker. Em abril de 2008, Balls foi liberado pela WWE.

Ele poderia ter feito mais na WWE? - Balls teve um reconhecimento no momento de sua contratação como um wrestler de valor pela sua história na ECW, entretanto isso não foi mais levado em consideração ao longo do tempo em que ficou na WWE. O fato é que ele nunca foi um wrestler extremamente técnico e de vários títulos, mas sabia como fazer um impacto. Dito isso, acho que um título solo menor, ou mesmo um título de duplas lhe caberia bem, por toda a história que fez.

Dessa forma, vamos às suas principais características:


  • Experiência com o wrestling extremo: Veterano da ECW, Mahoney era capaz de fazer a diferença entre o público old school. Na época, era um público que tinha um interesse bem maior da WWE, do que hoje. E Balls era um nome certo para atrair o público.
  • Experiência na divisão de duplas: Mahoney se dava bem em tag team matches. Isso foi algo um tanto desperdiçado pela WWE. Mas na ECW, pode-se ver sua habilidade favorecida pela luta em duplas.
  • Algo a ensinar: Balls poderia ensinar e mostrar o caminho para wrestlers mais jovens trilharem o sucesso. Assim como ele fez com Miz. E poderia fazer com mais outros, se a WWE explorasse mais esse lado de "talent enhancement" dele.
Acho que Balls foi um nome que não ficou tanto em evidência na WWE, e que não tinha tantas chances assim para se sobressaltar. Entretanto, também não acho que ele seria algo maior do que um midcarder. Porém, um título entre os midcarders teria sido bom para ele, para reafirmar sua história no wrestling profissional.

Dessa forma, nós terminamos mais um Forgotten Superstars, meus caros! Não se esqueçam de comentar aqui, e mais uma vez, desculpem pela demora. Não se esqueçam, voltarei no próximo domingo com mais uma edição!

Um grande abraço!
Com tecnologia do Blogger.