Ultimas

Overrated ou Underrated #64 - Bray Wyatt


Sejam bem-vindos a mais uma edição do Overrated ou Underrated. Na última edição foi analisado um ex-campeão de tag team na NXT e na Smackdown Live, Chad Gable. Na edição desta semana, analisamos uma das estrelas da RAW que tem tido um ano complicado para se afirmar no topo, apesar de várias tentativas.

Apresentando agora o espaço para quem nunca leu uma edição ou simplesmente não está recordado da essência de um Overrated ou Underrated.

Underrated – Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated – Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto – Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.



Nesta edição do Overrated ou Underrated, vamos analisar Bray Wyatt! Um ex-campeão da WWE e uma das personagens mais distinguíveis dos últimos tempos, mas que apesar de tudo tem tido dificuldade para se afirmar na RAW desde que a mudança para a mesma ocorreu.

*********************

Btaker22 (Underrated) – A mim parece-me que o Bray Wyatt se trata de um caso curioso. Assim que ele subiu da NXT que se percebeu que havia ali algo de especial, porque estávamos perante uma personagem diferente, e que, em certa forma, se assemelhava mais a certas coisas apresentadas noutros tempos, porque bem sabemos que hoje em dia já não surgem tantas personagens capazes de nos prender com este misticismo, tal como outrora o Undertaker ou o Kane conseguiam fazer.

O Bray Wyatt teve rivalidades muito boas que o ajudaram a estabelecer a sua personagem, onde destaco naturalmente aquela que teve com o John Cena, porque foi onde ele introduziu o "He's Got The Whole World In His Hands" e também começaram os pirilampos a aparecer. Apesar do Bray ter saído derrotado no fim dessa rivalidade, ele saiu da mesma mais forte, e como uma personagem que devia ser temida e respeitada, pois o Cena soube vender bem aquilo que o Bray representava.

O problema é que, depois disso, todas as rivalidades que este teve em que lhe foi permitido sair vitorioso, nunca chegaram propriamente a contribuir para que o Wyatt fizesse algo de histórico. Claro, ele já chegou a vencer grandes nomes como o Chris Jericho, o Dean Ambrose ou o Seth Rollins, mas terá isso realmente o catapultado para algo maior? Não falo apenas de vitórias do título da WWE. Ser campeão da WWE é importante, mas o mais importante, ainda por cima para uma personagem como o Bray Wyatt, é olhar para trás e pensar quais os momentos históricos em que ele saiu por cima e como se tornou uma personagem temível para todos os seus adversários.

Será que o Bray Wyatt é uma personagem temível e credível nos dias de hoje? Para mim não, pois ele já falhou tantas promessas, e já falou em tantas premonições que não se concretizaram, que neste momento ele pode ser considerado um falso profeta. Como é que uma personagem com esta mística pode ser levada a sério se não concretizar nunca aquilo que quer as pessoas fazer acreditar? O Undertaker só criou o seu "reino de terror" e se tornou naquilo que é porque conseguiu concretizar muitas coisas com que se prometeu...resumindo, a sua personagem era validada, enquanto que a do Bray Wyatt não é. 

O número de títulos da WWE não é o mais grave, mas se formos falar disso, pode-se dizer também que o reinado do Bray Wyatt com o título da WWE chegou demasiado tarde, numa altura em que ele já devia ter tido a mesma oportunidade, e acabou por ser apenas um campeão de transição no ano passado, o que também não o ajudou. Conclusão, eu penso que o Bray Wyatt é Underrated, porque apesar de continuar a ser colocado em rivalidades com algum destaque, nada parece (especialmente depois da última Wrestlemania) realmente trazer ao de cima o potencial que a personagem dele tem para ser realmente uma "força da escuridão", ou o "Deus" que ele apregoa ser.

*********************

Cell (Underrated) – Sendo uma empresa já com vários anos de história, a WWE já viu passar grandes lutadores pelo seus ringues, alguns tornando-se lendas. Por isso, é normal que para ganhar mais dinheiro, a WWE queira sempre ter um novo Hogan, um novo Rock ou um novo Austin. Se a coisa funcionou, é normal que queiram repetir a receita. A verdade é que a WWE conseguiu, a nível de popularidade, recriar estes lutadores do passado (até certo ponto), mas nunca ouvimos os fãs dizerem: "este lutador é o próximo Undertaker". Não ouvíamos... até Bray Wyatt aparecer.

Bray Wyatt é, talvez, dos lutadores mais inovadores a aparecer na WWE nos últimos anos. O facto de as promos misteriosas e apocalípticas, que ele faz, serem fruto da sua criatividade e imaginação só me faz ter ainda mais respeito pelo homem por de trás da personagem. Pode-se dizer que certas promos parecem repetidas, mas Bray Wyatt nunca faz uma promo repetida, faz sempre com um propósito e com uma razão. Talvez, um dos seus melhores trabalhos (difícil de escolher no meio de tantos de boa qualidade) tenha sido na recente rivalidade com Randy Orton. Mais antigo, a rivalidade com Cena a caminho da Wrestlemania, também trouxe o melhor de Wyatt à superfície.

Um lutador como Wyatt, que arrebenta com a escala, a nível de promos e carisma, quase que passa despercebido no seu trabalho dentro do ringue. Isto não quer dizer que tem um passe verde para ser mau no ringue, nem é o que ele é. Pode ser algo mediano no ringue, mas Bray Wyatt já demonstrou ser capaz de grandes combates, talvez sendo os combates com Dean Ambrose a prova disso.

Agora, como é que um lutador que, a nível de personagem, é comparado a um dos maiores de todos os tempos, o Undertaker, e até foi o escolhido por várias vezes a ser o seu adversário, tenha só um título mundial? UM?? Nem vou falar que o Wyatt já foi o líder de uma das stables mais perigosas na WWE. E, certamente, nem vou falar que o único reinado com o título mundial tenha sido uma autêntica desgraça. Até, todas as rivalidades de Bray Wyatt desde então têm saído furadas, ou por azares, ou por más decisões criativas.

Eu diria que o Bray Wyatt é um dos lutadores mais underrated, atualmente, na WWE. Não ajuda o fato de estar numa brand onde apenas três ou quatro conseguem estar no main event. Talvez uma mudança para a Smackdown fosse benéfica. Até mesmo esta rivalidade com Matt Hardy está mesmo muito abaixo do esperado, e pessoalmente, acho que nenhum dos dois tem culpa, é mesmo os criativos e guionistas da WWE que estão a fazer um mau trabalho, e são eles que eu responsabilizo por nunca terem conseguido capitalizar alguém como Bray Wyatt.


*********************

Chegamos ao fim desta sexagésima quarta edição, mas voltaremos como sempre para a semana com mais um lutador a ser analisado. Agora, queremos saber a vossa opinião. Será que o "Eater Of Worlds" é:


OVERRATED?

Ou

UNDERRATED?

Ou

QUE ESTÁ NO PONTO?
Com tecnologia do Blogger.