Undisputed Article #5 - 205 Live, o programa que precisa dar nas vistas
Olá, sejam bem-vindos à quinta edição do “Undisputed Article”, onde são abordadas diversas situações no mundo do Wrestling mundial. E nesta semana queria falar sobre um programa que é um dos programas mais subvalorizados da história da programação regular da WWE. Falo claro, como já devem ter percebido pelo título, do 205 Live.
De todos os programas da WWE, o 205 Live é o mais recente, tendo sido criado apenas em 2016, com a sua primeira edição a ir para o ar a 29 de novembro. Foi criado sob o lema “a hora mais excitante de televisão”, apesar de, aquando da sua introdução, não ser nem excitante, nem sequer em televisão, visto que apenas estava disponível na WWE Network.
E não era excitante por variadas razões. Apesar de ser um programa em que apenas participavam wrestlers da divisão de pesos-cruzeiros, ou “cruiserweight”, que pesavam menos de 205 libras de peso, cerca de 93 kgs, era composto por histórias confusas, combates curtos e um público adormecido, já cansado de ter assistido a duas horas de SmackDown Live.
Porém, apesar desse início turbulento que durou pouco mais de um ano, as coisas começaram a melhorar para marca roxa. Primeiro, porque começou a ser encarada como uma marca distinta da RAW, onde passaram a ser raras as ocasiões em que um wrestler do 205 live fazia aparições. Segundo, porque instituiu um General Manager próprio da sua própria marca, na forma de Drake Maverick.
Mas, terceiro, e mais importante de tudo, começou a conter combates e histórias, não só próprias e únicas da sua marca, como também começou a ter combates muito bons, repetindo enfaticamente, combates MUITO BONS, em que wrestlers como Cedric Alexander, Drew Gulak, Buddy Murphy e Hideo Itami, entre outros. (Sim, deixei de fora Mustafa Ali, porque isto é um artigo de opinião, e eu não sou grande fã de Ali, mas deixo isso para outro artigo).
Ou seja, desde janeiro deste ano, 205 Live tornou-se uma marca onde se mostra muito bom Wrestling. Tornou-se um programa muito à imagem do NXT, e isto não acontece por acaso. Acontece porque também nos bastidores houve uma mudança de direção criativa, porque Vince McMahon delegou esta tarefa ao seu genro, a mente criativa por trás do NXT, Triple H. E foi muito por isso que o 205 Live teve uma melhoria tão significativa como teve.
No entanto, o 205 Live está muito longe de ter os níveis de popularidade de outros programas da WWE. Porque, apesar de ter um produto bastante bom, não é tão aclamado pela base de fãs de Wrestling, tal como acontece com o NXT, que durante muito tempo foi considerado como o melhor produto de Wrestling que a WWE produzia desde há muitos anos. E isso sucede por várias razões, todas elas interligadas.
Primeiro, o 205 Live continua a ser transmitido após duas horas de SmackDown Live. Segundo, é gravado numa arena muito grande que muitas das vezes não tem interesse em ver bons combates de Wrestling, mas apenas em ver grandes nomes. Consequentemente, em terceiro lugar, o 205 Live não tem um nome conhecido do grande público que ajude a trazer novos olhos para aquele produto.
E assim, de um relance foram identificados 3 grandes problemas que necessitam ser resolvidos para que o 205 Live seja encarado como um programa a ser levado a sério. E como eu não estou aqui apenas para levantar problemas, mas também para apresentar soluções, vou deixar aqui a minha opinião sobre quais deveriam ser os passos a tomar pela WWE para tornar ainda melhor um programa que já de si é excelente.
Se uma arena está cheia com mais de 10000 pessoas ao rubro para ver grandes nomes do Wrestling e tens grandes nomes do Wrestling na tua folha de salários que não estão nem de perto nem de longe a atingir os níveis de popularidade desejados na Raw nem na SmackDown Live, porque não encaixá-los no 205 Live e revitalizar, não só as carreiras dos lutadores em questão, como também o próprio produto?
Assim, do topo das minhas ideias, alguém que já merecia algo de muito bom na Raw, mas que infelizmente, desde que regressou de lesão, nunca mais voltou a ser uma aposta firme. Estou a falar, claro, de Finn Bálor. Já pararam para pensar o quanto o 205 Live iria explodir de popularidade se Bálor se juntasse ao roster? Juntamente com outros talentos subvalorizados, como Chad Gable, Tyler Breeze, entre outros.
Também, imaginem se juntássemos um talento que está há muitos anos em conversações com a WWE para regressar a tempo inteiro. Um talento que é uma verdadeira lenda do Wrestling mundial. Um antigo campeão de “cruiserweight”, quer na WWE, quer na WCW. Aliás, um antigo campeão mundial na WWE por 3 vezes distintas. Estou a falar obviamente de Rey Mysterio.
Se Rey Mysterio voltasse à WWE diretamente para o 205 Live, e tivesse uma rivalidade com Finn Bálor, ou com Cedric Alexander, ou com o próprio Kalisto, quem não iria religiosamente assistir todas as edições e mais algumas do 205 Live? Ou quem na arena iria embora ou iria assistir calado ao que estava a acontecer no ringue sabendo que Rey Mysterio iria aparecer mais cedo ou mais tarde?
Sejamos honestos connosco próprios: qual foi a última grande estrela que esteve na divisão de "cruiserweight" desde 2016? The Brian Kendrick? Neville? Austin Aries? Enzo Amore? Nenhum destes 4 wrestlers teria a capacidade de ser um "draw" e de atrair em massa os membros do Universo da WWE de forma a gravitarem em torno da marca que é o 205 Live. Muito menos enquanto a parte criativa era liderada por Vince McMahon, que não tratava de todo o programa como uma prioridade.
Assim sendo, com a capacidade criativa da equipa de Triple H a comandar os destinos do 205 Live, este programa prova semanalmente que tem um produto melhor do que o do SmackDown Live e do que o da Raw. Com estrelas do calibre das que mencionei acima e com o novo horário em que irá passar (quartas feiras à noite, na WWE Network), o 205 Live tornar-se-ia na melhor marca da atualidade da WWE e com muito mais visibilidade no mainstream.
O que acham desta teoria? Acham que era assim que o 205 Live daria mais nas vistas? Ou é um caso perdido, porque wrestlers pequenos não conseguem ser atrações na WWE? Deixem a vossa opinião nos comentários e até para a semana, “BAY-BAY”!